Vassouras realiza Feira da Saúde
Ação visa aproximar atendimentos da comunidade e ampliar oferta de serviços em saúde
A Saúde mais perto da população. Este é um dos objetivos da Feira de Saúde, realizada pela Prefeitura de Vassouras, que vai acontecer no decorrer deste mês, com o objetivo de ampliar e aproximar os atendimentos em saúde da comunidade. E para estreitar ainda mais esses laços – comunidade e saúde pública – a Feira da Saúde será realizada em conjunto com os atendimentos da Unidade Móvel de Saúde, que chega ao município para zerar a fila de exames de imagens.
No decorrer da Feira da Saúde serão dez tendas com serviços de aferição de PA e glicemia; teste rápido para Covid-19; teste rápido para HIV, sífilis, hepatite b e hepatite C; teste rápido de PSA (rastreamento para câncer de próstata); realização de cadastro para doadores de médula óssea.
As equipes estarão ainda ofertando atividades de incentivo ao alongamento, além de orientações sobre atividade física, auriculoterapia e saúde mental, com foco na prevenção do suicídio; orientações sobre primeiros socorros; alimentação saudável e higiene bucal. Pais e responsáveis podem levar ainda a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes para avaliação de calendário de imunização.
O prefeito Severino Dias ressaltou a importância da Feira da Saúde nas comunidades. Ele convidou a população a participar desse evento.
“Os serviços em saúde precisam estar abertos e acessíveis à população. Aqui em Vassouras priorizamos isso e levamos para a comunidade os atendimentos básicos, além de orientações para prevenção das doenças”, disse o prefeito.
PROGRAMAÇÃO
Dia 17 – Massambará – Andrade Pinto e Andrade Costa
Dia 18 – Itakamosi – Ipiranga, Demétrio Ribeiro e Barão
Dia 19 – Ferreiros e Piraui
Dia 20 – Residência e Melo Afonso
Dia 26 – Grecco
Dia 29 – Clínica da Família – Centro
UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE
A Unidade Móvel de Saúde estará na cidade a partir do próximo sábado, dia 17, ofertando exames de imagens para pacientes que já possuem agendamento. A iniciativa visa zerar a fila de espera por esse serviço, com demanda reprimida por conta da pandemia da Covid-19. Os exames ofertados serão ultrassom (abdominal, mama, transvaginal), ecocardiograma, densitometria óssea e mamografia.