‘Plantando para colher’
Nesta quinta-feira (24), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural uniram-se em um projeto muito interessante voltado para os pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) chamado ‘Plantando para colher’.
Nesse projeto, os pacientes são acolhidos na estufa municipal de produção de mudas de hortaliças e, além de todo o trabalho terapêutico proporcionado ao lidar com a terra e as plantas, a ação visa à inclusão no mercado de trabalho e à economia local, uma vez que estão aprendendo uma atividade profissional de plantio e produção.
Os participantes continuarão plantando nas áreas disponíveis e poderão utilizar a colheita tanto para consumo próprio quanto para a comercialização de seus produtos na Feira do Produtor Rural.
O trabalho tem como objetivo atender às necessidades biopsicossociais, de acordo com suas particularidades, fortalecendo recursos pessoais, afetivos e sociais interligados à emancipação econômica. Além disso, também é promovida a intersetorialidade, com o intuito de oferecer novas oportunidades de construção de laços sociais aos seus membros.