O Fluxograma de Atendimento à Saúde do Homem como dispositivo de análise das práticas na Atenção Básica
Nesta terça-feira (25), psicólogo do Nasf e assessor técnico de Saúde do Homem, Paulo Viana, representou Vassouras na 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde, apresentando o projeto ‘O Fluxograma de Atendimento à Saúde do Homem como dispositivo de análise das práticas na Atenção Básica’.
O projeto, que garantiu o 6º lugar na classificação geral da Mostra, criou um Protocolo e Fluxograma de atendimento à população masculina, baseados nos eixos estruturantes da PNAISH, com vistas a respaldar e nortear o trabalho das esquipes de saúde da família. O fluxograma se constitui partindo de sete (07) públicos alvos específicos, quais sejam: pré-natal do parceiro, alteração de pressão arterial e glicemia, uso abusivo de álcool e/ou outras drogas e sofrimento psíquico, suspeita ou confirmação de violência, usuário sem queixas, usuário tabagista e abordagem em saúde sexual e reprodutiva. A partir desses públicos alvos são estabelecidas ações e condutas que prezam um olhar integral para saúde do homem.
A Mostra é realizada pelo Cosems-RJ (Conselhos Municipais de Secretarias de Saúde do Rio de Janeiro) e pelo Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS-Fiocruz), e tem como objetivo dar destaque a seis experiências exitosas de saúde, selecionadas por uma comissão de especialistas. Ao todo, foram inscritos 71 projetos, e apenas 12 foram escolhidos para se apresentar.
A ação, estimula, fortalece e divulga as ações de municípios que inovam nas soluções de saúde, dando visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão local e promovendo um espaço para a troca de práticas e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.