Dia da Pessoa com Deficiência Física

No dia 11 de outubro, Dia da Pessoa com Deficiência Física, a Prefeitura de Vassouras destaca a parceria com a Firjan no Programa Calçada Acessível, que tem como objetivo padronizar as calçadas do município e torná-las mais acessíveis, visando principalmente a mobilidade urbana, a inclusão e qualidade de vida para idosos e pessoas com deficiência.

Nesta semana, avançamos mais duas etapas no programa: no dia 09 de outubro, parte das equipes das secretarias de Urbanismo e Patrimônio Histórico, Obras, Serviços Públicos e Transportes, Assistência Social, Cultura e Lazer e Desenvolvimento Econômico e Turismo participaram de uma ação de sensibilização promovida pela Firjan nas principais ruas da cidade.

Nesta ação, os técnicos que irão produzir o Manual de Calçada Acessível para Vassouras simularam situações com cadeira de rodas e deficiência visual, para vivenciar a experiência de uma pessoa com deficiência. O objetivo é que esta vivência contribua de forma efetiva para a elaboração do nosso manual.

No dia seguinte, as equipes se reuniram no auditório da prefeitura para discutir os resultados desta sensibilização e dar início à elaboração do manual técnico.

Com cidades estruturadas e acessíveis, todos ganham: a população se beneficia com uma cidade mais segura e acessível para pedestres, a atividade turística se fortalece e o ambiente urbano se desenvolve. Vamos juntos transformar Vassouras em um lugar mais inclusivo e acessível para todos!