A secretaria de Saúde de Vassouras promoveu nesta quarta-feira (18) um evento em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial.
A secretaria de Saúde de Vassouras promoveu nesta quarta-feira (18) um evento em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial. A ação aconteceu durante a manhã, na Praça Barão de Campo Belo. O tema oficial do evento esse ano é ‘Por uma sociedade sem manicômios – Pão, Moradia, Trabalho, SUS/SUAS e Vida’.
Entre as atividades programadas tiveram a participação dos usuários e residentes da rede, acadêmicos dos cursos de medicina, psicologia e enfermagem da Universidade de Vassouras; Exposição da Oficina de Artes da Saúde Mental; e a presença da Equipe de Saúde Mental ofertando informação e orientação sobre os serviços da rede municipal.
O Movimento Antimanicomial caracteriza-se pela luta por direitos das pessoas com sofrimento mental. No centro desse movimento está o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave, em nome de pretensos tratamentos. O Movimento Antimanicomial faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
O Movimento da Reforma Psiquiátrica resultou na aprovação da Lei 10.216 de 2001, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência. Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação.
Vassouras tem uma rede de apoio e atendimento público voltada para pessoas que precisam de algum tratamento psicológico.Se você ou alguém que você conhece precisa de algum suporte psicológico, procure uma unidade do CAPS de Vassouras nos seguintes endereços:
CAPS Dr. Horácio Tavernard dos Santos (Público Adulto) – (24) 2471-9174
CAPS Morada das Palmeiras (Público Infanto – Juvenil) – (24) 2471-3221
Não é necessário um encaminhamento para ter acesso ao serviço. Os atendimentos são realizados durante a semana, (exceto quinta-feira), das 8h às 17 horas.