A Prefeitura de Vassouras está dando um passo importante em direção à sustentabilidade e inovação!

Através de uma parceria entre a Universidade de Vassouras e a Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural, foi instalado o Eco Piso em um trecho dos canteiros da Avenida Otávio Gomes, no Centro.

Este projeto é resultado da colaboração entre os cursos de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, Engenharia Química e Engenharia Civil e Prefeitura.

Essa iniciativa exemplifica o poder da cooperação interdisciplinar e governamental na abordagem de questões ambientais e de desenvolvimento, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais.

Nosso Eco Piso é uma proposta de utilização de um produto que seria descartado para fabricação de pisos utilizados no calçamento da cidade, um compromisso com a sustentabilidade. Utilizando a glicerina da produção de biodiesel como aditivo, não apenas reduzimos resíduos, mas também reutilizamos um subproduto que seria descartado. Isso está alinhado com o ODS 11 da Agenda 2030 da ONU, tornando nossas cidades mais inclusivas e sustentáveis.

Além disso, a mesma equipe tem buscado formas de reaproveitar os resíduos de poda do município na produção de novos tipos de pisos, fechando o ciclo de recursos e minimizando nosso impacto ambiental.

O Eco Piso foi implementado como piloto em um trecho no início da Avenida Otávio Gomes, e sua performance será avaliada para futuras instalações.

Vamos juntos construir um futuro mais verde e sustentável para Vassouras! 🌍🏙️