Análise de Fertilidade do Solo para Produtores Rurais

Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vassouras realiza, de forma contínua, uma Análise de Fertilidade do Solo para Produtores Rurais. A atividade agropecuária, de forma geral, é exposta a diversos riscos ambientais e mercadológicos que geralmente estão fora do controle dos produtores rurais.

A análise de solo é importante para que se possa minimizar estes riscos acompanhando a fertilidade da área de plantio, e corrigindo com a dosagem apropriada a acidez e os nutrientes de importância de acordo com a cultura a ser implantada.

Pensando nisso, a Prefeitura de Vassouras oferece análise do solo de forma rápida e eficiente, o que nem sempre era possível para os pequenos produtores. Esta é uma demanda técnica que atende de forma eficiente o Manejo produtivo das culturas agrícolas e das pastagens do município de Vassouras.

A implantação desta tecnologia aumenta consideravelmente o rendimento das lavouras e das áreas de produção e a adequada correção e adubação garante economicidade e proteção ambiental, uma vez que superdosagens de fertilizantes químicos poluem o ambiente e os cursos d’água.

O trabalho é feito de forma técnica e sem custo aos produtores, e permite identificar a quantidade de nutrientes, o pH e a matéria orgânica do solo. Com ela é possível fazer a recomendação correta para uma nutrição adequada das plantas, o que está diretamente relacionado ao alcance do sucesso produtivo.

Os produtores interessados podem procurar diretamente a Secretaria na Sede da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, localizada no Parque Eco-Turístico do Trabalhador, no bairro Madruga.