Agentes Comunitários de Saúde concluem capacitação

Nesta quarta-feira (12), aconteceu a conclusão do curso ‘Saúde com Agente’, criado pelo Governo Federal e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao todo, 50 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) cumpriram todas as etapas do curso e agora recebem a Titulação de Técnicos em Agentes Comunitários.

A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos pacientes. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.

O Programa Saúde com Agente visa criar estratégias de formação e práticas pedagógicas inovadoras que promovam a integração ensino-serviço multiprofissional e interdisciplinar e que compatibilizem a formação profissional dos agentes de saúde durante o serviço, promover a saúde e prevenir doenças entre grupos sociais em situação de vulnerabilidade, conectando equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) à comunidade.