A Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico segue com as ações do Programa de Educação Patrimonial.

A convite da Universidade de Vassouras, a equipe do Departamento de Arquivo Público e Histórico (DAPH) apresentou o projeto de oficinas itinerantes “Relicário” para os estudantes do Curso de Pedagogia.

As oficinas têm como objetivo levar o arquivo e suas informações até a população em geral, comunidade escolar e acadêmica, promovendo a criação de uma memória coletiva e o sentido de pertencimento da história arquivada e resguardada pelas instituições como fonte de informação, além da conscientização da preservação do patrimônio documental.

Além das oficinas, a equipe do DAPH montou uma exposição com documentos do acervo municipal dos séculos XIX, XX e XXI, entre eles um mapa escolar de 1932. A equipe também demonstrou para os estudantes que o arquivo municipal pode ser utilizado como fonte primária de pesquisa para trabalhos acadêmicos e as possibilidades de atuação profissional do pedagogo nas áreas de arquivismo e educação patrimonial, por exemplo.