Pagamento por serviços ambientais

Nesta quarta-feira (26), o Comitê Guandu, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a entrega simbólica de um cheque referente ao pagamento por serviços ambientais a produtores rurais de Vassouras, que participam do programa Produtores de Água e Floresta (PAF).

O PAF tem o objetivo de promover a conservação e a recuperação florestal no território da bacia hidrográfica dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim, contribuindo com a melhora na qualidade da água. Desde 2009 o projeto já mudou a realidade de mais de 5.000 hectares de Mata Atlântica, aumentando a cobertura florestal dessa bacia hidrográfica.

Estiveram presentes o prefeito de Vassouras, Severino Dias; a vice-prefeita Rosi; o secretário do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Danilo Pereira; o produtor mel, Elder Ângelo Guiselli, um dos beneficiados; a diretora-geral do projeto, Mayná Coutinho; o Coordenador do Grupo de Trabalho de Infraestrutura Verde (GTIV), Hendrik Mansur; além de outros representando da Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural e do PAF.