Programa de Educação Patrimonial Raízes

Acompanhamos mais uma ação do Programa de Educação Patrimonial Raízes, desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico, com a oficina Rodinha de Griô, realizada com alunos da Escola Municipal Dep. José Carlos Vaz de Miranda, em Barão de Vassouras.

O movimento Griô transmite ensinamentos, de geração em geração, por meio da oralidade. Na oficina, os estudantes participam de uma roda de conversa e vivência com o Mestre de Capoeira Sombrão.

A equipe do Departamento de Patrimônio Cultural de Vassouras (DEPAC), responsável pelo programa, explica que o objetivo é desenvolver a percepção dos alunos sobre o que é o patrimônio, reconhecendo o valor da sua própria identidade e história de vida, através do contato direto com as manifestações culturais, sejam bens materiais como edifícios, praças, objetos de valor, como também bens imateriais como músicas, danças, comidas, saberes populares, etc.