Localizado ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, o Palacete Barão de Itambé é um dos destaques do Centro Histórico de Vassouras.

📍 Construído em 1849 por Joaquim José Botelho e adquirido por Francisco José Teixeira, o Barão de Itambé, o suntuoso palacete é coberto com telhas de canal, possui portas ricamente desenhadas e ostenta em seu frontão um grifo de louça e diversas gárgulas.

👉 Além da arquitetura, destaca-se a pintura mural da sala de jantar. Quando resolveu se mudar para Vassouras, o Barão de Itambé encomendou as pinturas do artista espanhol José Villaronga, que realizava diversos trabalhos em casas senhoriais e igrejas brasileiras.

A composição criada pelo pintor catalão se estende do rodapé ao teto, simulando vistas exteriores, e conta com outros quatro pares de painéis verticais distribuídos pelas paredes, com temáticas variadas e molduras suntuosas.

O cômodo principal da Casa do Barão de Itambé foi classificado pela pesquisadora Ana Pessoa como “a mais bonita sala pintada de casa urbana do Vale do Café”.

O palacete, ainda em processo de restauração, faz parte do Conjunto Paisagístico e Urbanístico de Vassouras tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1958.

Visite Vassouras!