CORDÃO DE GIRASSOL: ENXERGANDO AS DEFICIÊNCIAS OCULTAS

Vassouras começa a distribuir os cordões de girassol: uma iniciativa alinhada com a Lei Federal 14.624/23 de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Este símbolo representa nosso compromisso com a inclusão e o respeito às pessoas com deficiências ocultas, como surdez, baixa visão, deficiência intelectual e autismo.

Entendemos que a deficiência não é apenas uma questão de visibilidade física. Muitas vezes, as barreiras enfrentadas por pessoas com deficiências ocultas são igualmente desafiadoras. O Cordão de Girassol é um passo em direção a uma sociedade mais compreensiva e inclusiva, onde todos têm a oportunidade de participar plena e efetivamente.

Além disso, incentivamos os estabelecimentos em nossa cidade a reconhecerem e priorizarem o atendimento às pessoas que utilizam o Cordão de Girassol, garantindo assim um atendimento mais ágil e sensível às suas necessidades.

Para obter o Cordão de Girassol, os interessados devem comparecer ao CAPS Dr. Horácio Tavernad dos Santos, na Rua Comandante Alves Branco, 32 – Centro. As análises e cadastros serão realizados todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 11h30 e das 12h30 às 16h, começando na primeira semana de dezembro. Após a análise e cadastro, será agendada a retirada do cordão.

Não esqueça de trazer os documentos necessários para o cadastro: cópias do RG, CPF, laudo médico, certidão de nascimento, cartão SUS, tipagem sanguínea, comprovante de endereço e telefone.