Dia do Ferroviário

Neste Dia do Ferroviário, a Prefeitura de Vassouras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, destaca um dos principais atrativos turísticos da cidade: a Antiga Estação Ferroviária.

📍 Localizado no Centro Histórico, o prédio existente hoje foi construído no início do século XX e inaugurado em 1914, mas o local onde foi erguido já era uma estação em 1875.

🔸 A Estação Carril Vassourense, que ligava Vassouras e Rio das Flores, funcionava por meio de bondes puxados a lombo de burro até encontrar as composições da Estrada de Ferro D. Pedro II. O último trem passou por ali em 1970.

🔸 Atualmente, o prédio da Antiga Estação abriga um centro gastronômico composto por bar, padaria e bistrô. Além disso, está permanentemente exposta no pátio uma raríssima Maria Fumaça da Baldwin, que foi a maior produtora de locomotivas a vapor do mundo. A Locomotiva Baldwin de 1889 foi a última a circular pela Estrada de Ferro Dom Pedro II.

Vassouras Espera Por Você ❤️